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MITOS E VERDADES SOBRE ALONGAMENTO

Publicado em 03/05/2018 por Camila Lino

Não podemos negar, alongar é muito bom, nos devolve à disposição, alivia as dores musculares e nos traz uma sensação de bem-estar, mas para que realmente serve os alongamentos?

            Alongamento mantém os músculos flexíveis, fortes e saudáveis, nós precisamos garantir a amplitude do movimento das nossas juntas. Sem alongamento, os músculos diminuem de tamanho e se tornam mais tensos, apertados e rígidos (não é o rígido saudável, acredite).  Será que ele pode ser feito por todos? Existe uma forma errada de se alongar?  Vejamos alguns mitos e algumas verdades sobre essa técnica:

1.      O alongamento pode ser feito por qualquer pessoa.

VERDADE: O alongamento pode ser feito por qualquer pessoa desde que respeite seus limites. Pessoas com problemas ortopédicos devem executar os exercícios com cuidado. O ideal é receber orientações e realizar os exercícios de forma supervisionada (fisioterapeuta e/ou educador físico).

2.      O alongamento só faz efeito quando sentimos dor.

MITO: A dor é um limite e deve ser respeitada. Não é preciso sentir dor para o alongamento fazer efeito. Obviamente que, quando estamos destreinados e iniciamos qualquer atividade física, podemos sentir um pouco de desconforto após o exercício, todavia não significa que ele seja um parâmetro.

3.      O alongamento pode ser feito de qualquer jeito.

MITO: O alongamento precisa ser feito de maneira calma, relaxada, sem movimentos vigorosos, tendo cada exercício um tempo adequado para que se percebam efeitos. É indicado que você execute cada alongamento e o mantenha por cerca de um minuto (relaxar 1 minuto e repetir por 3 vezes). É preciso estar concentrado no alongamento e manter uma respiração profunda e tranquila.

4.      Alongamento é eficaz para cãibras? 

 VERDADE: O alongamento pode ser bastante útil também em casos de cãibra, aliviando a contração súbita do músculo. Mesmo durante a corrida, é indicado alongar a área na hora da contração, isso devido ao aumento da circulação local, o estimulo a reposição dos nutrientes perdidos e diminuir a dor. O relaxamento é importante na recuperação da cãibra, por isso a recomendação é que o atleta não force os músculos e reponha os nutrientes perdidos.

5.      Alongamento ajuda na dor na coluna?

VERDADE: A coluna vertebral é o sustento do corpo, ela é a grande responsável pelo nosso equilíbrio e locomoção. A musculatura do tronco como as costas e também o pescoço são pontos gatilhos de tensão, normalmente jogamos força desnecessária para tais regiões tornando-as tensas e doloridas. Uma postura errada também ajuda a provocar tensão e isso normalmente causa danos como dores e disfunções na articulação como hérnias, artrite ou artrose por exemplo. Então o alongamento da coluna precisa entrar em jogo. Ele vai ajudar seu corpo a ficar maleável, aberto e livre tudo o que seus músculos, ossos e ligamentos precisam. Eles não gostam de ficar aprisionados e rígidos, por isso reclamam quando há falta de alongamento, sinalizando com algum sinal de dor.

            Vale ressaltar que é mais seguro alongar-se com a ajuda e supervisão de um fisioterapeuta ou um educador físico. Além de ensinar as técnicas corretas, ele evitará que você faça algo errado.

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