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Pilates e seus benefícios

Publicado em por Igor Phillip

O Pilates é uma técnica de construção corporal desenvolvida em 1920 por Joseph Pilates. Autodidata, Joseph estudou sobre anatomia, fisiologia, movimentos dos animais e técnicas orientais. Em seguida  iniciou o uso das molas das camas de hospital, desenvolvendo um sistema de exercícios que, mais tarde, o inspiraria na criação dos seus equipamentos, surgindo o método denominado inicialmente de “Contrologia”.  Foi considerado um excelente método para melhorar a postura, a flexibilidade, a consciência corporal, o equilíbrio e a força muscular.

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            Seus exercícios combinam a respiração com os movimentos do corpo e são capazes de desenvolver os músculos mais profundos do abdome e coluna, proporcionando uma melhor postura aos praticantes. O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade. O Pilates tem um apelo no equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holística nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. Os exercícios podem ser feitos no solo, com o uso de bolas e faixas elásticas ou em equipamentos específicos, que utilizam a resistência de molas para estimular vários tipos de contrações musculares, proporcionando um trabalho mais completo e harmônico dos músculos do corpo.

            O método Pilates pode ser realizado por gestantes, jovens, idosos, atletas e por todos aqueles que quiserem manter um  equilíbrio entre corpo e mente. Ele pode ser usado como uma forma de prevenção de lesões, mas também pode fazer parte de um programa de reabilitação. Um dos grandes benefícios do método é a possibilidade de trabalhar globalmente o corpo tornando a reabilitação mais rápida e agradável.

            O Pilates oferece muitos benefícios para a saúde, dentre eles estão o ganho de flexibilidade, força muscular (principalmente da musculatura mais profunda do corpo, conhecida como CORE – músculos estabilizadores da coluna e região pélvica), equilíbrio, conscientização corporal, melhora do alinhamento postural, alívio de dores agudas e crônicas, redução da sobrecarga articular e mais disposição para a realização das atividades do dia a dia.

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            Por isso o Pilates pode ser utilizado como uma atividade física ou como um trabalho de reabilitação. O ideal para que se tenha os benefícios esperados é realizar a técnica de 2 a 3 vezes na semana, porém, diferente da musculação, onde o corpo precisa de um descanso para responder aos estímulos, o Pilates pode ser praticado diariamente. Sempre, é claro, com a orientação de um profissional especializado que irá determinar o melhor treinamento para cada indivíduo e situação.

 

 

Dr. Igor Phillip dos Santos Glória

 

Fisioterapeuta | Núcleo Pró-Atleta

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