Login | Cadastre-se
replica uhren
Topo
← Voltar

Transformação Digital

Publicado em 10/07/2018 por Paulo Rogério Iniesta Jardim

A transformação digital é um processo onde as empresas, independente do seu porte, passam a utilizar a tecnologia em benefícios dos seus negócios, melhorando o seu desempenho e garantindo melhores resultados, sejam com alcance à novos clientes, sejam com redução de custos.

Alguns dados que ajudam a entender a importância da tecnologia para os seus negócios:

·           67% da jornada de compra do consumidor é feita digitalmente. É extremamente comum os consumidores realizarem pesquisas na Internet antes de qualquer compra. Desde informações sobre os produtos desejados, produtos similares, melhores preços, disponibilidade de estoque para entrega imediata, etc.

·           A geração Z é composta por pessoas que nasceram a partir de 1994 e são consideradas nativos digitais, não sabem o que é viver sem a tecnologia (Internet, telefonia celular, aplicativos de mensagens, canais de tv on demand). Até 2020, a geração Z representará 40% de todos os consumidores.

·           Empresas e serviços surgidos a partir da Internet (Airbnb, Uber, Nubank, iFood, etc) se tornaram grandes negócios disruptivos, modificando a forma de se fazer negócio, obrigando as empresas tradicionais a se reinventarem para continuar sobrevivendo no mundo dos negócios.

Assim, é fundamental utilizar a tecnologia como um dos principais meios de relacionamento com seus clientes. A transformação digital, como um processo, auxilia na forma que a sua empresa se organiza e opera para, assim, se comunicar e estar presente para os seus clientes.

Dentro os processos de negócio a serem analisados dentro do processo de transformação digital, destacamos:

·           Melhoria da experiência do cliente: de que forma você, o seu negócio, a sua empresa, se relaciona com os seus clientes? Você monitora o que falam a seu respeito das mídias sociais? Você costuma ouvir os seus clientes sobre sugestões / reclamações?

·           Presença digital para a comercialização e divulgação de produtos e serviços: a sua empresa possui um website ou E-Commerce para para a venda de produtos e serviços via Internet? A sua empresa possui presença nas redes socais para melhorar a sua interação junto aos seus clientes? A sua empresa utiliza os serviços do Google AdWords para que a sua página na Internet seja localizada pelos clientes quando estão fazendo pesquisas na Internet?

·           Otimização dos processos internos da sua empresa: Como você administra as finanças da sua empresa? Você utiliza um sistema ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema de Gestão Empresarial) para realizar a gestão do seu negócio? Como funciona a sua cadeia de fornecedores? Gestão de estoque?

Estes processos são alguns dos mecanismos que as empresas utilizam atualmente para ganhar competividade e se reinventar, utilizando a tecnologia como um aliado para o seu negócio.

Quer saber mais a respeito? Entre em contato conosco.

Obrigado.

Paulo Rogério Iniesta Jardim

Sócio Proprietário da Garden Consult – Soluções de TI

Avaliações


Esta matéria ainda não foi comentada. Seja o primeiro!