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5 dicas para corrida no verão

Publicado em 11/01/2016 por Camila Lino

O verão já chegou e os treinos nesse período do ano não podem parar. Contudo, para que desfrutemos com saúde, alguns cuidados básicos devem ser tomados nessa época mais quente.

  1. Proteção dos olhos e pele

            O uso do protetor solar e óculos de sol são indispensáveis.

Durante os treinos o ideal é evitar o sol entre 10h da manhã e 4h da tarde. Pessoas com a pele mais clara e com tendência às sardas devem ter maior cuidado, pois possuem menor proteção natural que protege de radiações UVA e UVB.
            Sendo assim deve-se usar o protetor em todas as partes expostas do corpo, inclusive a cabeça, no caso de homens calvos. Se possível, consulte um dermatologista para saber qual marca e tipo mais se adapta a sua pele.

Outro acessório essencial é uso dos óculos escuros, pois eles proporcionam maior conforto em ambientes com muita luminosidade, protegem contra as radiações e contra vento e poeira. Mas atenção, usar óculos de sol que não tenham proteção contra raio ultravioleta é pior do que não usar nada para protegê-los sob o sol.

  1. Hidratação e alimentação

            O corpo precisa de se manter hidratado e devidamente nutrido para termos saúde. Por isso é indicado tomar água antes, durante e depois da corrida. Entre meio litro e um litro de líquido por hora de exercício. Bebidas isotônicas e água de coco também são uma boa opção, pois elas repõem os sais minerais do organismo perdidos com o suor.

            E não é só a ingestão de líquidos que merece atenção especial, temos que cuidar da alimentação antes, durante e após o treino de corrida. Por isso é indicado evitar alimentos muito gordurosos, como frituras e carnes gordas, antes e depois da atividade, pois dificultam a digestão.

  1. Cuidado com o horário.

                É importante evitar o sol nos horários mais quentes do dia entre às 9 e às 16 horas, há uma maior emissão dos raios ultravioletas. Fora isso, a concentração de poluentes atmosféricos é muito maior. Se não puder correr nesses horários, invista nos treinos em ambientes mais frescos e com humidade controlada.

  1. Roupas diferenciadas.

            A escolha da roupa é fundamental, de preferência a roupas mais leves, de cores claras – pois esta reflete o calor – e confeccionadas com materiais que permitam a fácil evaporação do suor, facilitando a troca de calor com o meio e evitando que a roupa fique extremamente úmida e em contato com o corpo por muito tempo. Hoje, já existem tecidos com fatores de proteção contra raios UVA/UVB, que são bem interessantes durante os treinos no verão.

                A viseira é um acessório importante e sempre está na moda. Contudo, os raios UVA/UVB estão tão fortes e por isso que vale a pena optar por um boné para cobrir também o couro cabeludo. Atualmente existem inclusive camisetas e bonés com FPS 50, no tecido são adicionados dióxido de titânio e poliamida, que blindam a passagem do sol.

  1. Não corra sem orientação especializada

Embora pareça ser algo supérfluo, a orientação especializada por um profissional de educação física é fundamental. Pois é ele quem saberá quanto tempo é necessário para correr e em qual intensidade, de acordo com as necessidades e objetivos de cada pessoa. Qualquer forma de exercício físico sem orientação traz riscos à saúde.

 

Vale lembrar por fim que antes de começar a praticar um esporte, é importante fazer um check-up para avaliar a condição física.

A corrida de rua é um dos esportes mais saudáveis e acessíveis que diminui o estresse e melhora a qualidade de vida. Aproveite que estão na moda e tenha mais este habito saudável em sua vida.

           

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