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Vender é uma arte !

Publicado em 29/04/2019 por Marcos Roberto

Vender é uma arte !

Frases: ‘’ Vender não é para qualquer pessoa... Vender é uma arte’’!

Falar sobre vendas, atendimento, relacionamento é tão cheio de informações que daria para varias palestras, cursos, workshops...

‘’ Vender não é para qualquer pessoa ‘’ e não é mesmo tem uma serie de envolvem disciplina, motivação, foco, conhecimento e técnica. Existem pessoas que possuem implicações que facilidade de se expressar, relacionar, sintetizar ideias e raciocínios, convencimento e persuasão.

E seja qual for o produto ou serviço para venda, esse individuo tem que conhecer pesquisar tudo sobre o segmento, mercado, tendências, concorrência e buscar estratégias eficazes para apresentação e venda do mesmo.

‘’ Vender é uma arte’’ - existem artistas que são autodidatas e outros que adquirem conhecimento, a partir de técnicas, espelhamento, repetição... E acima de tudo muita disciplina. Para ser um ótimo vendedor não é nada diferente disso.

Quando falamos em excelência em vendas, isso me remete a satisfação, resultado, necessidade compreendida, retorno, repetição. Você lembra qual foi a última vez que foi bem atendido e quando não foi?. Tenho certeza que sim.

Excelência de qualquer coisa sejam vendas, relacionamento, execução de tarefas... Tem haver com o início da formação do caráter de cada individuo de sua essência, o que foi aprendido e adquirido com sua evolução.

Disciplina, educação, vontade, disposição, motivação, atitude positiva, responsabilidade, honestidade, tudo isso formam um conjunto muito forte para se definir um profissional de vendas ou ainda mais um ser humano consciente.

 Nos dias atuais não faltam profissionais e sim boas pessoas...

Cada venda tem um momento, um sentido, abordagem direta ou não com detalhes, sutilezas e isso é muito mais que tirar pedido ou contrato.Fazer a pergunta certa, entender qual a necessidade ou estimular o cliente são tarefas difíceis, quando não se está preparado para realizar esse atendimento.É necessário conhecer o produto / serviço a fundo, saber sobre seus benefícios e características e tudo o que possa agregar valor.

Na maioria das vezes o cliente não tem noção do que quer e o profissional de vendas tem a responsabilidade de interagir e resolver, solucionar, aquela necessidade, desejo, ansiedade e abastecer com informações o cliente ao ponto que a compra seja inevitável... A qualidade desse atendimento irá garantir à manutenção e permanência desse cliente que será fiel a marca / produto / serviço assim como ao profissional que lhe atendeu.

Não é fácil atender um cliente sem saber o que ele deseja então o melhor a fazer é buscar um dialogo em que as perguntas realizadas devem ser abertas tipo: qual, quando, onde, por que, como... E assim estabelecer uma boa conversa e direcionar com perguntas fechadas em que as respostas sejam sim ou não para as afirmações e negativas que você deseja estimular.

Exemplo de pergunta aberta e fechada:

Há quanto tempo o senhor não troca os seus óculos? (aberta).

Você gostaria de ter uma foto de estúdio? (fechada).

Estabelecer diálogo com um cliente não é falar de sua vida ou ficar sabendo das particularidades do cliente, não é reclamar da situação, momento econômico, saúde, ou muito menos fofoca.Quem compra algum produto ou precisa de algum serviço não está procurando amizade e sim satisfazer uma necessidade, o contexto dessa abordagem deve ser sutil e com muito bom senso, deixando o cliente sempre bem à vontade para dar suas dicas do que quer.

Ao perceber o interesse, procurar ser direto e não perder o tempo da venda, sempre tentando agregar valor oferecendo mais opções e partindo para a negociação e possível fechamento. Dicas relevantes tais como: como posso pagar quantas vezes você faz o que você oferece, qual é o desconto, até quando posso dar resposta... Tudo isso demonstra o interesse na hora de concluir um negócio, fique atento e não perca tempo.Tendo concluído todas essas etapas faça um ótimo pós venda e não tenha vergonha de pedir indicações de futuros clientes para o seu atendimento, isso pode garantir mais resultados a você e sua empresa.

Agora é só começar a vender !

 


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Marcos Roberto Sebastião – MR Assessoria Treinamentos, Palestras , Publicitário e Consultor Comercial

 

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